Pesquisar neste blogue

domingo, 25 de janeiro de 2009

Resenha histórica

A fundadora desta escola foi a Irmã Maria Elizabeth de Sá. Em 1897 o Pe. Xavier Prevot trouxe consigo a obra de S. Francisco Sales, cujo objectivo era o da fundação de escolas, o marco determinante para que em Santana fosse fundada a actual escola da Sagrada Família que inicialmente era denominada de “Escola de São Francisco de Sales” como tantas outras na Madeira de então, destinava-se apenas ao sexo feminino. Mais tarde, e porque “clandestinamente” frequentavam a escola muitas crianças do sexo masculino, decidiu-se pela edificação de uma outra escola que se viria a chamar de “Escola D. António Ribeiro” (para raparigas) e outra para os rapazes com o nome que vigora actualmente. A fusão das duas viria a dar-se apenas em 1977.
Em 1910 caía a monarquia em Portugal. No partido republicano predominava o ideal maçónico. Assim, logo que mudou o regime político, as escolas das Congregações Religiosas foram encerradas.

"Era o dia 15 de Outubro de 1910. Voltava eu à escola com caderno, tinta e pena que a minha mãe me comprara com alguns sacrifícios para aprender a escrever com rapidez e acerto.
Ao chegar à porta da escola, lá estava a Irmã Maria do Carmo Pereira, nossa mestra, triste e serena. Olha para mim e diz-me:
Minha filha, não pode haver escola porque a senhora República chegou."
Ana Cândida Mendonça antiga aluna
Vinte anos depois do seu encerramento, a 14 de Outubro de 1930, a pedido do Rev. P. Joaquim Fernandes reabriu-se a escola de Santana. Escreveu a Irmã Celina Miranda:
"A Boa Mãe Elizabete para ali enviou as Irmãs: Maria José Rodrigues, superiora, Maria Inácia Faria, Maria Judith Fernandes de Nóbrega e Maria Filipa Correia. Saíram da Quinta das Rosas às sete da manhã, em automóvel que, por falta de estradas, ia somente até ao Poiso. No poiso, já as esperava um carrinho regional, puxado a mulas enviado pelo Pároco de Santana."

Educa, integralmente os seus alunos em coeducação por contrato de associação com a Secretaria Regional de Educação.
Lecciona-se o 1º ciclo do Ensino Básico e o pré-escolar que iniciou pela primeira vez nesta escola, no ano lectivo de 2002/2003. Esta escola funciona em regime de tempo inteiro e é lhe concedida o paralelismo pedagógico por parte da Secretaria Regional da Educação.
As actuais instalações da Escola Sagrada Família foram inauguradas no dia 29 de Setembro de 2002, com a presença do Presidente do Governo Regional da madeira, Alberto João Gonçalves Jardim e do bispo D. Teodoro de Faria.

Sem comentários:

Enviar um comentário